PARFOR EQUIDADE

 

  PARFOR EQUIDADE

 Processo Seletivo Específico para os cursos de Licenciatura Intercultural índigena e Licenciatura em Educação no Campo.
 


A UFBA prorrogou as inscrições para os cursos de Licenciatura Intercultural Indígena e Licenciatura em Educação do Campo até 25 de junho. 
 
Iniciativa pioneira destinada à formação de professores indígenas no estado da Bahia, a Licenciatura Intercultural Indígena visa fortalecer a educação escolar indígena e a participação democrática, profissional, artística e intelectual dos povos indígenas na sociedade.
 
A Licenciatura Intercultural ndígena conta com habilitação em três áreas do conhecimento, a saber: Humanidades (Antropologia, Geografia, História, Sociologia), Artes, Linguagens e Literaturas (Linguística Aplicada, Línguas Indígenas, Letramentos em Língua Portuguesa, Oralidade, Literaturas e Artes) ou Matemática e Ciências da Natureza (Matemática, Física, Química e Biologia).
 
Neste caso, serão ofertadas 40 vagas: 50% para indígenas que possuem vínculo com escolas indígenas do Estado da Bahia e 50% para indígenas egressos do ensino médio; preferencialmente de escolas indígenas. O curso, com duração de 4 anos, terá início no segundo semestre letivo de 2024.2, na modalidade de ensino presencial e em regime de alternância: tempo-universidade e tempo-comunidade.
 
Já a Licenciatura em Educação do Campo volta a ser ofertada na UFBA, com o objetivo formar professores comprometidos com a realidade e as necessidades das comunidades rurais. Serão ofertadas 30 vagas.
 
O curso é destinado aos docentes da educação básica que atuam nas escolas públicas do campo e comunitárias em regime de alternância, prioritariamente para docentes que não possuem licenciatura e que atuam na área das Ciências da Natureza.
 
A licenciatura terá duração de 4 anos, no formato presencial, com encontros de uma semana por mês em Salvador, também em alternância universitária, organizada em tempo-universidade e tempo-comunidade.
 
LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA
 

O curso de Licenciatura Intercultural Indígena, aprovado no Edital PARFOR Equidade do Ministério da Educação em 2023, tem como intuito o fortalecimento da educação escolar indígena e participação democrática, profissional, artística e intelectual dos povos indígenas da Bahia na sociedade contemporânea. Conta com habilitação em três áreas do conhecimento, a saber: (01) Humanidades (Antropologia, Geografia, História, Sociologia), (02) Artes, Linguagens e Literaturas (Linguística Aplicada, Línguas Indígenas, Letramentos em Língua Portuguesa, Oralidade, Literaturas e Artes) ou (03) Matemática e Ciências da Natureza (Matemática, Física, Química e Biologia).

Esta seleção ofertará 40 vagas, sendo 50% para indígenas que possuem vínculo com escolas indígenas do Estado da Bahia e 50% para indígenas egressos do Ensino Médio; preferencialmente de escolas indígenas. O curso, com duração de 4 anos, terá início no segundo semestre (2024.2), na modalidade de ensino presencial (em regime de alternância - tempo-universidade e tempo-comunidade).
 

Inscrições:  De 03.06.2024  a 25.06.2024  (Inscriçoes Prorrogadas)

13.06. | Edital  de Retificação nº 03
10.06. | Edital  de Retificação nº 02
28.05  | Edital  de Retificação nº 01
24.05  | Edital UFBA - Processo Seletivo 007/2024
24.05  | Anexo Complementar I - Cronograma
24.05  | Anexo Complementar II - Instruções para o envio da documentação    (atualizado -  ediital de retificação nº 2)
24.05  | Anexo Complementar III - Barema para Avaliação
24.05  | Modelo de Declaração de Pertencimento Étnico
24.05  | Modelo de Declaração de Trans
 
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO NO CAMPO
 

A Licenciatura em Educação do Campo, com habilitação em Ciências da Natureza, foi aprovada pelo Edital 23/2023 do PARFOR Equidade, Ministério da Educação, e é destinada aos docentes da educação básica que atuam nas escolas públicas do campo e comunitárias em regime de alternância, prioritariamente para docentes que não possuem licenciatura e que atuam na área das Ciências da Natureza.

A Licenciatura em Educação do Campo, com habilitação em Ciências da Natureza, foi proposta pela Faculdade de Educação – FACED/UFBA, em parceria com os Institutos de Química, Física e Biologia da UFBA, e tem como objetivo habilitar docentes para os Anos Finais do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio, nas áreas das Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia).

 Serão ofertadas 30 vagas. O curso terá duração de 4 anos, no formato presencial, com encontros de uma semana por mês em Salvador-Bahia (em alternância universitária, organizada em tempo-universidade e tempo-comunidade)

 

Inscrições:  De 03.06.2024  a 25.06.2024  (Inscriçoes Prorrogadas)

13.06. | Edital  de Retificação nº 02
10.06. | Edital  de Retificação nº 01
24.05  | Edital UFBA - Processo Seletivo 006/2024
24.05  | Anexo Complementar  I - Cronograma
24.05  | Anexo Complementar II - Instrução para o envio da documentação (atualizado - ediital de retificação nº 1)
24.05  | Anexo Complementar III - Baremas
24.05  | Modelo de Declaração de Regência
24.05  | Modelo de Declaração de Integrantes de Movimentos Sociais do Campo